Residência e WorkShop (1).jpeg
15_atividade 5_UQD_jun19.jpg

WORKSHOP
CERTIFICAÇÃO ISADORA DUNCAN ECD
FATIMA SUAREZ, RACHEL NEVES,
MARÍLIA MACIEL E MAYANA MAGALHÃES

A Certificação completa será oferecida para estudos básicos no trabalho de Duncan e prepara dançarinos para ensinar a dança de Isadora Duncan para crianças e adultos não profissionais. Nesta edição específica dentro da programação da XIII JORNADA DE DANÇA DA BAHIA, a pioneira no ensino da técnica de Isadora Duncan no Brasil Fatima Suarez, quarta geração de dançarinas Duncan, será a ministrante do workshop. Além de Fatima Suarez, discípula direta de Lori Belilove, diretora da  Isadora Duncan Dance Foundation de Nova York, participam também as professoras da Escola Contemporânea de Dança: Rachel Neves, Mayana Magalhães e Marília Maciel. 

 

FATIMA SUAREZ

Diretora do Mantra Centro de Dança, é graduada em dança pela Universidade da Bahia Federal, Brasil. Concluiu seus estudos em dança clássica na Escola de Ballet do Teatro Castro Alves em 1984. Ela também estudou ballet em São Paulo com Ismael Guiser; no Rio de Janeiro com Eugenia Feodorova e Tatiana Leskova; em Londres com Maryon Lane e Alan Herdmann; e na Bahia com Carlos Moraes e Antônio Carlos Cardoso. Entre 1985/86, ela especializou-se em dança moderna e coreografia na London Contemporary Dance School e no Laban Center of Movement, na Inglaterra. Em 1986 ela fundou a Mantra Cia. de Dança na Bahia, trabalhando com coreógrafos brasileiros importantes, como Antônio Carlos Cardoso, Marcelo Moacyr, Tíndaro Silvano, Ana Maria Mondini, Lia Robato, Giovanni Luqinni e internacionais como Gerard Laffuste (FR) e Edith Meric (FR), Frank Handeller (GER) e Diane Eslhout (HOL), dançando nas principais cidades do Brasil e na França.

Em 1992, ela conheceu seu mestre na técnica de Isadora Duncan, Lori Belilove, e também fez aulas na escola de dança Martha Graham e Merce Cunninghamm Dance Foundation em Nova Iorque. De 1992 a 2019, ela estabeleceu uma intercâmbio permanente entre a Isadora Duncan Foundation (IDDF), dirigida por Lori Belilove, e a Escola Contemporânea de Dança (ECD), instituição que ela fundou em 1990. Essa troca resultou em uma criação de um grupo de estudantes e professores da escola, o CONTEMPORÂNEA ENSEMBLE (2002), especializado no repertório de Duncan, dirigido por Suarez e supervisionados por Belilove, que participa em muitos eventos e shows no Brasil, já tendo se apresentado no Dance Theater Workshop em Nova Iorque com a Isadora Duncan Dance Company, no Festival Summerwarfth em Frankfurt (Alemanha), no Congresso de CID em Atenas e no Isadora Duncan International Symposium em Chicago, San Francisco e Londres.

Em 1999 ela implantou o currículo de ensino da técnica de Isadora Duncan na Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia, colaborando desde então na formação de professores e alunos desta instituição. Em 2005, ela criou a JORNADA DE DANÇA DA BAHIA e em 2008 a Formação Itinerante de Professores de Dança, projetos de dança patrocinados pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Termonorte e Brasil PCH Santa Fé, através da Lei de Incentivo à Cultura, para discutir a dança e educação, visando a expansão da criação e experimentação coreográficas e formação de educadores em dança com inspiração na técnica de Isadora Duncan.

 

ONDE: PISO C DO TEATRO CASTRO ALVES

DIAS: 12 A 15 DE NOVEMBRO DE 2022

HORÁRIO: DAS 14:30 ÀS 16:30

VALOR: R$ 225,00

Workshop(1).png