top of page

​Selecionados para a Formação Itinerante de Professores de Dança - Curitiba

(em ordem alfabética)

Ana Carolina Saldanha de Souza

Anderson Alves Ribeiro de Oliveira

Bruna de Paula Moura

Claudia Marques de Miranda

Daniela Fernanda Back 

Daniele Sena Durães

Drelenay Prado Mafra

Ederval de Souza Brito

Everton Alves da Silva

Fernando Nascimento

Gabriel Calça Tasso

Giovana Almeida Povoas

Giovanna Queiroz Ricciardi Leira

Ieda Gonçalves Castilho

Isabella Pellizzetti Ceccon Machado

Isabele Linhares

Isabella Pellizzetti Ceccon Machado

Julia Aguiar Casassa

Juliana Silva

Larissa Inácio de Godoi

Lislei Gonçalves Junqueira

Luciana Maestrelli Castro

Luiza Martins de Oliveira

Maria Clara Bordini Faleiros

Mariangela Vaz Zanoni

Marina Gardinal

Mateus Guilherme Teixeira Rigueto de Carvalho

Matheus G A Carriel

Maynara Bueno Horst

Natália Goulart

Nathalia Costa Rosa

Nilza Maria da Cruz

Pedro Quintino

Priscila Cavalcanti de Albuquerque Saldanha

Renata de Fátima Assis

Robson Colaço

Silmara Mielke

Silmara Stedile

Silvia Wya Poty

Tiago Martins De Matos

Victoria Reis Venâncio

Atenção: os selecionados serão comunicados através do e-mail informado na inscrição e deverão confirmar participação até o dia 12 de abril, sexta-feira. 

​SUPLENTES

(em ordem alfabética)

Cleber Ferreira de Almeida

Joemaris Maria Pereira de Brito⁠

Maria Alice Corti

Neto Santos  

Atenção: os suplentes poderão ser inscritos em caso de desistência dos selecionados e serão comunicados através do e-mail informado na inscrição a partir do dia 13 de abril.

​Selecionados para a Formação Itinerante de Professores de Dança - Porto Alegre

(em ordem alfabética)

 

Abenilson Jatahy Bessa
Aline Mendes Rodrigues
Amanda Grin dos Santos
Ana Carolina Girardi Raimundo
Betina Petry Moreira
Carini Pereira da Silva
Cláudia Souza Malta Costa
Cristina Soares Melnik
Elizabeth Cristina Fernandes
Fernanda Bertoncello Boff
Gabriele Formoso da Nova
Gabriella Clavijo de Magalhães
Geórgia de Macedo Garcia
Giane Schmaedeck Lara
Graziela de Souza Pereira
Haquiles Natanael Souza de Oliver
Jennifer Adane Mór
Juliane Vicente Lopes
Léo da Silva
Leonardo Silva Santos
Leticia Maria Eidt
Letícia Viegas Santetti
Lia Jessica de Souza Silva
Liara Pereira Corrêa
Lila Elvira Ramos Silveira
Lislei Gonçalves Junqueira
Luana Frederes Santanna Petuco Antonello
Manoela Fernandes dos Santos
Marcia Chemale Kalil
Marielle de Souza Vianna
Natália Martins Gomes
Omara Lange
Paola Pavezi Nascimento
Raquel Vidal Coelho
Raquel Vitória Rodrigues Barbosa
Renata Bernardino Cecconello
Salmo José Silva Santos
Sônia de Macedo de Cristo
Stella Yoselen Saracho Silva
Vanessa de Ivanoff

Atenção: os selecionados serão comunicados através do e-mail informado na inscrição e deverão confirmar participação até o dia 9 de abril, terça-feira. 
 

​SUPLENTES

(em ordem alfabética)

Amanda Cristina Pinheiro

Beatriz Barros Indrusiak
Jackson da Silva Mattos
João Batista Soares de Lima

Kleommarny Santana de Carvalho (Kleo di Santys)
Nathália Guimarães de Araujo
Pat Barcelos
Rafaela Athaides Martinez

Ronald Amaral 
Samantha Aline da Silva

 

Atenção: os suplentes poderão ser inscritos em caso de desistência dos selecionados e serão comunicados através do e-mail informado na inscrição a partir do dia 10 de abril.
 

logo formação púrpura.png

Primeira ação em 2024 da décima quarta edição da Jornada de Dança da Bahia, a Formação Itinerante de Professores de Dança celebra 15 anos e chega às capitais Porto Alegre (12 e 13 de abril) e Curitiba (16 a 18 de abril) como um evento reconhecido nacionalmente como fundamental para o desenvolvimento da educação em dança, em busca de estabelecer conexões inventivas entre artista, professor, aluno e público. 

 

Uma das marcas da Jornada de Dança da Bahia está em sua inspiração nos ideais e na filosofia de dança de Isadora Duncan (1877-1927). Este traço se revela em diversos aspectos e se expressa ainda mais claramente na temática do evento para esta edição: “Meu Corpo é o Templo da Minha Arte”, frase inspiradora da mãe da dança moderna, a bailarina estadunidense Isadora Duncan.

 

Uma das principais ações do programa da Formação é a apresentação de “A Arte De Isadora Duncan”, seguida de bate-papo. O espetáculo é um resumo dos trabalhos criados entre 1900 e 1927 pela dançarina americana considerada a precursora da dança livre, que rompeu com os padrões do ballet clássico e devolveu a dança a seu valor como arte sagrada e popular. Com um acentuado teor estético, histórico, documental e pedagógico, o espetáculo “A Arte de Isadora Duncan” oferece ao público o acesso a uma importante parte da memória viva da dança produzida no Ocidente.

 

Percebendo o valor histórico deste ícone da dança, cuja inspiração tanto no campo artístico quanto no campo da educação é cada vez mais atual, a Escola Contemporânea de Dança na Bahia, através da Mantra Cia. De Dança e do Contemporânea Ensemble (grupos residentes), desenvolve há 34 anos uma pesquisa de alto nível nesta área realizando intercâmbios importantes com a Isadora Duncan Dance Foundation de Nova York (desde 1992) e com o Isadora Duncan International Symposium (desde 2015).

 

Os grupos residentes se apresentaram principalmente em cidades da Bahia e do Brasil e no exterior, a exemplo do Alice Museum (2006), Dance Theather Workshop em Nova York (2010), Summerwarfth Festival em Frankfurt (2014), no Congresso CID internacional em Atenas (2016) e no Isadora Duncan International Symposium em Chicago (2015), São Francisco (2017) e Londres (2019). Em 2020 o grupo foi convidado pela Universidade de Harvard e pela Universidade Federal da Rússia para apresentar o vídeo dança “TALAVERA” nos seus festivais mundiais.

 

A Formação já aconteceu em mais de 30 localidades em todo o Brasil, incluindo o interior da Bahia, Aracaju, Brasília, Belém, Belo Horizonte, Campinas, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Manaus, Natal, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Uberlândia; ainda realizou oito edições do Fórum de Educadores de Dança dentro da programação da Jornada de Dança da Bahia, envolvendo mais de 2.000 alunos/educadores e criando uma rede de comunicação e troca de saberes.

 

A Formação tem o objetivo de capacitar profissionais e professores para o ensino da dança e fomentar o exercício de uma prática docente reflexiva e criativa. Os encontros têm como tema “A Natureza Criativa do Ser” e se baseiam em aulas e discussões inspiradas na filosofia e técnica de Isadora Duncan, ministradas por Fatima Suarez e membros do Contemporânea Ensemble.

 

O número máximo de vagas por encontro/cidade é de 40 participantes, dos quais serão selecionados até dois que participarão com a estadia paga do evento principal da 14ª Jornada de Dança da Bahia, que acontece em novembro de 2024 em Salvador (BA). As inscrições para a formação são gratuitas e a seleção será feita a partir de formulários específicos para as cidades de Porto Alegre e Curitiba. Para maiores informações, e-mail jornadadedanca@gmail.com.

 

A Formação é a primeira ação em 2024 da 14ª Jornada de Dança da Bahia, com patrocínio da Brasil PCH Santa Fé, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com produção da Mantra Centro de Dança e realização da Escola Contemporânea de Dança e do Ministério da Cultura, Governo Federal.

artedeisadoraduncan_marcelaguimaraes-17.jpg
artedeisadoraduncan_marcelaguimaraes-100.jpg

CONFIRA OS CLIQUES DA FORMAÇÃO

bottom of page